Por que o saldo devedor só aumenta no financiamento imobiliário?

Saudações, devedores e devedoras!
Ultimamente, tenho visto muitas reclamações internet afora, e principalmente no Reclame Aqui, sobre financiamentos imobiliários, onde o saldo devedor só aumenta, apesar dos pagamentos estarem em dia.
E isso tira o sossego dos mutuários, que veem suas dívidas aumentando ao invés de diminuírem, o que era esperado quando compraram sua casa, seu terreno ou seu apartamento.
O problema é que muita gente esquece de uma coisinha que está lá no contrato: a TR, ou Taxa Referencial. Ela corrige os contratos de financiamento imobiliário.
Na hora de assinar o contrato, muita gente não liga pra ela, não sabe que ela existe, ou então acredita no corretor que diz que ela é bem baixinha e não vai influenciar em nada o valor das parcelas.
Mas não é bem assim: como a TR incide sobre todo o saldo devedor, mesmo em um valor baixo ela pode fazer sua dívida crescer bastante.
Compartilho com vocês um vídeo do canal Bext Play, que explica certinho como funciona a TR, em qual valor ela incide e no que isso afeta o custo da sua parcela mensal.
Assistam e aprendam:
E se você ainda não é um mutuário, fica o alerta: leia com muita atenção o contrato caso decida comprar algo. Procure sempre consultar um advogado especializado no assunto. Lembre-se: um imóvel é a maior compra da vida para a maioria das pessoas. E se pesquisamos tanto na hora de comprar um eletrodoméstico, um celular, um carro, deveríamos pesquisar muito mais na hora de comprar algo tão caro como um imóvel. Faça um esforço para comprar o imóvel à vista, ou então financiar o mínimo possível. As coisas mudam, e ninguém tem bola de cristal para saber o dia de amanhã.
Um abraço,
Marcelo.
Sugestão de leitura